segunda-feira, 29 de abril de 2013

Antologia 101



Isabel Cristina Silva Vargas 
Pelotas / RS



Mútuo amor




Viveu sem teto, livremente,
Tal qual andarilho.
Sua índole lhe valeu companhia:
Dois fiéis companheiros.
De infortúnio, diriam alguns,
De viagem, outros mais espiritualizados.
Amigos de todas as horas,
Com quem dividia comida, água,
Local de repouso e guarida.
Inseparáveis, conquistaram amigos humanos
Com coração assim como os seus
Que muitos classificam não humanos.
Que a eles se dedicaram 
Com amor imensurável,
Eles, alegres e fielmente retribuíram.
Três amigos inseparáveis.
Até que um deles sucumbiu na estrada,
Atingido pela insensatez humana.
Hoje, choram por ele,
Seus companheiros e, nós,
As famílias que os adotaram
E o acompanharam até seu derradeiro sopro.










Versos Repletos na noite vazia








Isabel Cristina Silva Vargas

Pelotas / RS






Saudade














Saudade do olhar
Que encantou o meu
Revelando imenso mar
De desejos e incertezas
Sobre o futuro, na época, incerto.

Saudade dos sonhos
Que com amor tornamos realidade
Para viver em harmonia
Comunhão total.

Saudade do tempo
Dos filhos pequenos
Da longa estrada a percorrer.
Sem medo dos imprevistos.

Saudade de tua mão na minha
A me apontar caminhos
Que juntos percorremos.

Saudade de tua companhia
Do nosso amor...

Saudade de ti
Que trilhas novos caminhos
Em outra dimensão.



(Para Francisco)




Contos de Outono 2013









Isabel Cristina Silva Vargas 

Pelotas / RS






Ninho vazio








Ela deitada na rede no alpendre da casa parecia estar em completo relaxamento, gozando as delícias do momento, sem compromisso, sem perturbação aparente. Quem a visse diria estar em sintonia com o ambiente que a cercava. Praia, tranquilidade, brisa suave a soprar no início de outono de temperatura amena. Animais de estimação descansando a seus pés parecendo todos integrados em perfeita harmonia.
Seus pensamentos, entretanto, não condiziam com a aparência, pois as dúvidas a perturbavam. A incerteza era sua companheira. Começava uma nova etapa de sua vida. Nunca pensou que chegaria tão rápido. Parece que fazia tão pouco tempo que haviam se conhecido, namorado, casado. O ciclo, entretanto já se havia completado. Casamento, filhos pequenos, correria para trabalhar, acompanhar seu crescimento, vivenciar com intensidade todas as etapas da vida de cada um. E, eram quatro. Trabalho e satisfações intensas. Alegrias, surpresas. Alvoroço de família reunida. Avós ao redor da mesa, risadas, alegrias eternizadas em centenas de fotos espalhadas em inúmeros álbuns em uma ânsia de guardar estes momentos como se assim fazendo durassem para sempre.
As crianças cresceram, os idosos se foram, Outro ciclo começou. Namoro, noivado casamento. A primeira neta. Recomeço com sabor de doçura duplicada. Novos encantamentos. Tudo em ritmo de festa.
A perda dos avós, embora sentida fazia parte de um ciclo natural.
Então, inesperadamente, brutalmente, ela diria o ciclo foi rompido e o filho caçula, com toda vitalidade, teve a vida ceifada. O caos se instalou. Pensou na sobreviver. Sobreviveu.
Embora se sentindo mutilada, seguiu vivendo. Nunca pensou que teria forças para tal. Talvez fruto de sua eterna teimosia. Nunca se deixou abater com as dificuldades. Não via opção senão lutar e ir em frente. Não se deixava vencer.
Quando pensava estar se acomodando a esta nova realidade eis que a vida lhe passa outra rasteira. Agora, o marido sucumbe. A enfermidade vence. Ele junta-se ao filho.
E ela? Qual será seu novo caminho? Como enfrentará o ninho vazio? Terá forças para seguir sozinha? Todas estas indagações povoam seus pensamentos. Tudo passou tão rápido...
Um filme passa em sua mente. Nem parece que se passaram quarenta anos. O ciclo segue avassalador. 


domingo, 28 de abril de 2013

ATUALIZAÇÃO DO VARAL DO LUNA



VARAL Nº 20 EDIÇÃO 593 ANO XIII- PARA O DIA 27.04.13 - - TEMA: " FORMIGA"




.




VARAL Nº20 - EDIÇÃO 593 ANO XIII

TEMA: " FORMIGA"


.

As formigas nos dão belos exemplos
De trabalho, dedicação, organização.
São precavidas, trabalham para o sustento,
Sem esperar esmolas nem proteção.
Apesar de pequenas defendem-se
Agem por puro instinto de preservação.
Ensinam a muitos humanos o que fazer...
Isabel C S Vargas
.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

NO SALÃO NA ITÁLIA












terça-feira, 23 de abril de 2013

HONROSO CONVITE RECEBIDO


Ribeira Brava- Madeira/ Portugal



A Associação de Poetas de Região Autónoma de Madeira e a Editora Mágico de Oz,em comemoração ao ano do Brasil -Portugal com apoio institucional da secretaria de cultura de S.G do Amarantes, estará realizando no dia13 de julho, sábado, à partir das 20 horas ,no Teatro Municipal de Cabo Frio, RIO DE JANEIRO, juntamente do 1º Festival de Contos do Rio de Janeiro, uma edição do Prêmio Luso- brasileiro Melhores Contistas de 2013 ¨Edição Brasil ¨, repetindo o sucesso do evento que foi realizado no Hotel Regente Golden Tulip em Copacabana premiando os melhores Poetas. Esse encontro tem como objetivo homenagear e divulgar, Galardoar e reconhecer profissionalmente por sua atuação com ética e competência no exercício de sua atividade artística e destacada participação com êxito e sucesso em atividades literárias em 2012 com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ¨Melhores Contistas Luso-brasileiros” . O evento contará ainda com convidados especiais que serão paraninfos e patronesses da festa, como o ator Maurício Mattar que estará realizando a entrega dos diplomas, além de cobertura da mídia (Ver programação do festival no siteWWW.festivaldecontosdorj.com.br ) . Esse ano os textos selecionados serão transformados em uma coletânea e farão parte do acervo das principais bibliotecas e escolas públicas de Ilha de Madeira-PT
Isso posto, após a seleção de sua obra por indicação de entidades parceiras e competentes, temos a satisfação de convidar V.Sª para receber esta homenagem tão especial com o Diploma de Honra ao Mérito, nesse evento dedicado aos profissionais de sucesso numa noite de requinte e orgulho para todos. Certo de poder contar com V.Sª. nesse evento, antecipo a vós, nossos agradecimentos e aguardo breve confirmação e para reservas de convites. Na confirmação solicito o envio de um breve curriculum (1 lauda de 10 linhas e uma foto com boa resolução).
Estimamos que nosso encontro sele nossa amizade e trabalho pelos anos vindouros.


Prémio Luso-brasileiro 2013

CONVITE


CONVITE


SAUDADE


   Saudade

Para  Francisco

Saudade do olhar
Que encantou o meu
Revelando imenso mar
De desejos e incertezas
Sobre o futuro, na época, incerto.

Saudade dos sonhos
Que com amor tornamos realidade
Para viver em harmonia
Comunhão total.

Saudade do tempo
Dos filhos pequenos
Da longa estrada a percorrer.
Sem medo dos imprevistos.

Saudade de tua mão na minha
A me apontar caminhos
Que juntos percorremos.

Saudade de tua companhia
Do nosso amor...

Saudade de ti
Que trilhas novos caminhos
Em outra dimensão.

Isabel C S Vargas

sábado, 20 de abril de 2013

Página 21 - Citação dos autores da Antologia A Beleza Poética dos Opostos

VARAL MAIO/JUNHO




VARAL ESTENDIDO, VARAL DA SAUDADE!






Clique na imagem para ler a revista!










Em plena primavera se desenha o mês de maio na Europa.


Dias maiores, sol mais frequente, a temperatura que nos convida a sair de casa. Após um longo inverno, nada melhor do que isto!






Estamos a um passo apenas de nossa segunda participação no 27o Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra. Chegamos a este importante e marcante evento com a presença de quase trinta autores em nosso stand para autografar seus livros. Um grande feito, com certeza! Serão mais de cem títulos expostos para dar a todos a escolha necessária: muitos estilos diferentes para conquistar o coração e os olhos do leitor! É a nova literatura brasileira e portuguesa marcando forte a presença neste que é um dos mais prestigiados e badalados Salões do Livro de toda a Europa.


Com lançamento internacional, os visitantes poderão apreciar o inédito Varal Antológico 3 que será lançado no dia 3 de maio em nosso stand D26 na presença de vários coautores vindos de várias regiões do Brasil e até mesmo da Suécia! Nossa terceira coletânea continuará seu caminho sendo lançada nacionalmente no Brasil em agosto num evento muito aguardado.






Este lançamento do livro Varal Antológico 3 no Brasil acontecerá em Florianópolis, nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado no dia 2 de agosto e contará também com a presença de vários coautores e de muitos escritores que participam ativamente do Varal do Brasil.






Neste número trazemos o tema saudade, tema este que nos faz viajar entre o passado e o presente, reavivando memórias e fazendo com que revivamos situações que nos marcaram de muitas formas. Pessoas que fizeram parte de nossa vida vivem ainda conosco através da saudade que nos deixaram.


Em prosa e verso, os autores fizeram poesia com o tema desta edição: cheios de emoção, conseguiram traduzir sentimentos que em muitos momentos não conseguimos expressar. Saudade aqui se tornou chama viva e acendeu corações.






Apesar do número crescente de participações e por motivo de tempo (ou melhor dizendo, falta dele) voltaremos a fazer as edições de forma bimestral. Infelizmente (ou felizmente!) com todas as atividades do Varal do Brasil acontecendo tanto na Suíça como no Brasil, está difícil conciliar a realização de uma revista mensal.


Assim, nosso próximo número que falará de Segredos & Pecados, também trará o tema livre. E virá em julho, em pleno verão europeu!


O número seguinte, que terá o Homem como Estrela, também trará o tema livre e sairá em setembro. Voltaremos assim, quando possível, a realizar edições especiais.






Tantas foram as solicitações para que tivéssemos um pouco mais de prazo em nosso Concurso que resolvemos dar mais um mês para que os inúmeros escritores que nos contataram possam terminar seus textos inéditos. Assim, as inscrições irão até 30 de maio e o resultado será anunciado no dia 2 de agosto, no dia do lançamento de nossa coletânea.






Agradecemos sempre a presença dos escritores em nossas páginas. Gente amiga que tem participado da revista e do blog.


E agradecemos mais uma vez a sua presença leitor! É para você que escrevemos!






Leia aqui: http://fr.scribd.com/doc/137005807/Varal-23-Maio-Junho-2013






Ou peça pelo nosso e-mail varaldobrasil@gmail.com






Para saber mais sobre o Varal: http://fr.scribd.com/doc/136185817/Book-Varal-Do-Brasil-Maio-2013







Jacqueline Aisenman




Editora-Chefe


Varal do Brasil

ATUALIZAÇÃO DO VARAL DO LUNA-GRUPO LUNA & AMIGOS


VARAL Nº 19 - EDIÇÃO 592 - ANO XIII




Tema: LÍNGUA SOLTA

.




Cuidado com a lÍngua solta
Ela pode estar envolta
Na maldade e traquinagem
Só para inventar fofocagem
Ela fala o que não sabe
Geralmente ela e vil
Talvez seja muito infantil!


Regina Mercia Sene Soares
.
.
Nos tempos de outrora
Às mulheres não era dado falar.
Mudas, submissas, dependentes,
Nem em casa podiam palpitar.
Hoje, felizmente a situação mudou.
A todas é possível ter a língua solta
Para as injustiças denunciar.


Isabel C S Vargas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mútuo Amor


Viveu sem teto, livremente,
Tal qual andarilho.
Sua índole lhe valeu companhia:
Dois fiéis companheiros.
De infortúnio, diriam alguns,
De viagem, outros mais espiritualizados.
Amigos de todas as horas,
Com quem dividia comida, água,
Local de repouso e guarida.
Inseparáveis, conquistaram amigos humanos
Com coração assim como os seus
Que muitos classificam não humanos.
Que a eles se dedicaram
Com amor imensurável,
Eles, alegres e fielmente retribuíram.
Três amigos inseparáveis.
Até que um deles sucumbiu na estrada,
Atingido pela insensatez humana.
Hoje, choram por ele,
Seus companheiros e, nós,
As famílias que os adotaram
E o acompanharam até seu derradeiro sopro.
Isabel C S Vargas



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Contos de Outono - Edição especial 2013



                                    http://www.camarabrasileira.com/contosdeoutono2013.htm
                                                      Autores já selecionados









Amâncio Constantino (12/02/1954) - Brasília / DF
Professor universitário
Conto: Um coração imenso
__________________________________________________





André Luiz de Oliveira Pinheiro (08/12/1966) - Rio de Janeiro / RJ
Funcionário Público / Arquiteto e Urbanista
Conto: Domingo de Páscoa
__________________________________________________






Carlos Alberto Omena (14/09/1954) - Santos / SP
Inspetor de alunos
Conto: O encontro
__________________________________________________






Domingos Alberto Richieri Nuvolari (26/07/1959) - Osasco / SP
Administrador
Conto: Vovô Lauro
__________________________________________________





Ediloy Ferraro (12/06/1957) - São Paulo / SP
Advogado
Conto: Inconfidências de Walkíria
__________________________________________________






Eduardo Jovanucci ( 13/01/1967)- Santos / SP
Microempreendedor
Conto: Os bigodes
__________________________________________________





Gilson Silva de Lima (24/02/1986) - Itupiranga / PA
Professor
Conto: O amor falou mais alto
__________________________________________________





Guacira Gonçalves Maffra (26/04/1977) - São Paulo / SP
Professora
Conto: Era uma vez...

__________________________________________________





Harlei Cursino Vieira (20/02/1977) - Taguatinga Norte / DF
Técnico administrativo
Conto: Ciúmes do Coronel
__________________________________________________





Isabel Cristina Silva Vargas (26/11/1951) - Pelotas / RS
Aposentada Serv. Público - Advogada
Conto: Ninho vazio
__________________________________________________





Ismar Carpenter Becker (04/06/1952) - Rio de Janeiro / RJ
Professor
Conto: O doidão de Pilares
__________________________________________________





Jorge Braga da Silva (11/02/1957) - Peruíbe / SP
Tecnólogo em automação industrial
Conto: Histórias do gato 
__________________________________________________






José Afonso Queiroz ( 07/11/1965) - Teresina / PI
Escritor
Conto: Batalhando (ou) A promessa do pós-seca
__________________________________________________






José Paulo Siuves (30/07/1971) - – Belo Horizonte/MG
Escritor
Conto: Sô Zerô
__________________________________________________





Juliano Paz Dornelles (20/09/1979) - Porto Alegre / RS
Jornalista – Pós-graduado em Comunicação
Poema: Acordei no futuro
__________________________________________________





Júnia Paixão (23/11/1967) - Carmo da Mata / MG
Professora de educação básica / Diretora de Escola
Conto: Liberdade
__________________________________________________





Letícia Alvarez Ucha (30/09/1984) - Porto Alegre / RS
Advogada
Conto: Melodia transformada
__________________________________________________





Mamede Gilford de Meneses (17/08/1946) - Itapipoca / CE
Advogado
Conto: O caloteiro
__________________________________________________





Maria Rita de Miranda (05/02/1950) - São Sebastião do Paraíso / MG
Professora
Conto: Evolução
__________________________________________________





Patricia Maria dos Santos Santana ( 27/02/1972) - Rio de Janeiro / RJ
Professora
Conto: Palavras inspiradas
__________________________________________________






Ricardo Costa ( 11/03/1981) - Maracanã / PA
Administrador
Poema: Conversa de moleque
__________________________________________________





Romilton Batista de Oliveira (15/12/1965) - Itabuna / BA
Professor e poeta
Conto: Personagem sem nome
__________________________________________________





Ruandro Knapik (05/10/1987) - Quatro Barras / PR
Farmacêutico
Conto: Paranauê
__________________________________________________






Sérgio Ribeiro Borsoi Júnior (16/06/1992) - Niterói / RJ
Estudante
Conto: Domingueiramente
__________________________________________________





Teresa Cristina Cerqueira de Sousa (14/11/1961) - Piracuruca / PI
Educadora
Conto: As flores azuis
__________________________________________________





Wilma Sant’Anna de Souza Cruz (11/04/1961) - Rio de Janeiro / RJ
Professora
Conto: O comedor de livros